A clínica dispõe de profissionais altamente qualificados para seleção e adaptação de aparelhos auditivos, além de equipamentos modernos para realizar a avaliação da audição em crianças, adultos e idosos.
Avaliação Audiológica
A Avaliação Audiológica tem como objetivo principal determinar a integridade do sistema auditivo. O objetivo da avaliação audiológica é diagnosticar o tipo e o grau da perda auditiva, a necessidade de tratamento e de uso de prótese auditiva. Ela é constituída pelos seguintes procedimentos:
Audiometria Tonal Liminar
É a base para avaliar a audição, determina os limiares auditivos e compara esses valores com os padrões de normalidade, usando como referência o tom puro. É o padrão ouro para avaliação da audição, é um método que classifica a deficiência auditiva em variados graus de severidade, de acordo com obtenção dos limiares auditivos.
Logoaudiometria
Permite verificar a capacidade de detecção e reconhecimento de palavras, confirmando os limiares tonais, em especial, na região de frequências médias e, auxiliando tanto no topodiagnóstico como na previsão do desempenho social do sujeito.
Acufenometria
É o exame que identifica o tipo (frequência sonora) e a intensidade (volume) do zumbido para ajudar a entender o problema e personalizar o tratamento. O exame é realizado com o paciente sentado dentro de uma cabina acústica.
Medidas de Imitância Acústica
- Timpanometria
É um procedimento básico que contribui para identificação de alterações de orelha média, é uma medida da variação da imitância do sistema auditivo em função da variação da pressão introduzida no meato acústico externo (MAE). Este teste é objetivo e realizado por meio do imitanciômetro.
- Pesquisa do Reflexo Acústico
É a captação do reflexo do músculo do estribo diante de um estímulo que tenha intensidade suficiente para disparar os mecanismos de atenuação da via auditiva. É um teste objetivo que também contribui para detecção de possíveis problemas na orelha média e mostra o fenômeno do recrutamento auditivo, ou seja, o aumento da sensação do som de forma desproporcional ao que seria esperado.
Avaliação do Processamento Auditivo Central
Processamento auditivo refere-se à forma com a qual o sistema auditivo central analisa e interpreta eventos sonoros. É indicado para crianças ou adultos que apresentam dificuldades de aprendizagem, dificuldades na comunicação oral e, principalmente no caso de adultos, dificuldade de compreensão em ambientes ruidosos.
Na avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC) são realizados diferentes testes para investigar diferentes habilidades auditivas. Os testes são selecionados de acordo coma queixa e idade do paciente. A avaliação dura aproximadamente 60 minutos, mas pode haver a necessidade de realizá-la em duas sessões. É realizada em cabine acústica, com equipamentos e matérias específicos. No CEDIAU, o exame é realizado por profissionais especializados e com experiência na área.
Para realização da avaliação do PAC é necessário que o paciente tenha uma audiometria recente, por isso em muitos casos, antes da avaliação do PAC realizamos a avaliação audiológica completa.
Treinamento Auditivo
O treinamento auditivo é um instrumento de reabilitação auditiva que tem como objetivo principal melhorar compreensão da fala, principalmente em situações de escuta difícil, como na presença de ruído competitivo. No treinamento auditivo, as habilidades auditivas são estimuladas por meio de tarefas específicas que também envolvem atenção e memória, como discriminar sons de frequência e intensidades diferentes, prestar atenção na fala de uma pessoa enquanto ouve uma história na outra orelha, memorizar sons em sequências, entre outras.
O treinamento auditivo baseia-se na capacidade do cérebro em se modificar mediante a uma estimulação intensa, a chamada plasticidade neural. Assim, a realização desses exercícios com certa frequência e por um período de tempo, é capaz de modificar as estruturas cerebrais, aumentando e fortalecendo as redes neurais responsáveis pelo processamento auditivo, resultando em maior aproveitamento da informação auditiva.
Este é recomendado para aqueles que realizaram a avaliação do processamento auditivo, sendo trabalhado em cabine acústica e por meio de softwares especializados as dificuldades encontradas na avaliação.